Como muitos já sabem, o nosso condomínio esta em processo de vistoria junto a Foz Águas, vamos conhecer um pouquinho?!
ZONA OESTE DO RIO TEM NOVA OPERADORA NO TRATAMENTO DE ESGOTO
Inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos Constantino Arruda Pessôa em Deodoro marca o inicio da concessão dos serviços de esgotamento sanitário em 21 bairros da Zona Oeste. Ao longo do período de concessão serão investidos
R$2,6 bilhões em saneamento
A Prefeitura do Rio inaugurou nesta terça-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Constantino Arruda Pessôa, em Deodoro. A inauguração marcou o início da concessão dos serviços de esgotamento sanitário em 21 bairros da Zona Oeste, que passam a ser operados pela Foz Águas 5 – concessionária constituída entre as empresas Foz do Brasil e Saneamento Ambiental Águas do Brasil (SAAB). A concessionária será responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto da Área de Planejamento 5 (AP5), que compreende 48% do território do município. Serão mais de 2,6 milhões de habitantes com esgoto tratado (27% da população do Rio). O investimento será na ordem de 2,6 bilhões de reais. Trata-se da maior concessão de saneamento básico do país.
“É uma vitória fantástica para a Zona Oeste. Na semana do Meio Ambiente, a prefeitura apresenta medidas concretas que mudam o retrato ambiental do Rio. No domingo, fechamos o Aterro de Gramacho. Hoje, iniciamos o saneamento de metade do território da cidade e amanhã, vamos inaugurar o primeiro BRT da cidade. São essas intervenções que, de fato, qualificam o meio ambiente e mudam a vida da gente”, disse o prefeito Eduardo Paes.
Os bairros que compõem a AP5 são: Bangu, Barra de Guaratiba, Campo Grande, Campo dos Afonsos, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba e Vila Militar.
“Esse projeto que a Prefeitura modelou é atualmente a maior concessão. Até 2016, nosso objetivo é reduzir em 30% o esgoto lançado na Baía de Guanabara e em 70% na Baía de Sepetiba, que é para onde deságua o sistema lagunar da Zona Oeste”, explica Pedro Paulo Carvalho, Chefe da Casa Civil municipal.
A meta nos próximos 10 anos é tratar 100% do esgoto, beneficiando 70% da população da AP5 – 1,5 milhão de pessoas –, com investimentos de 1,2 bilhão de reais. Ao final do contrato de concessão, em 30 anos, 90% da população será beneficiada com 615 mil ligações de esgoto e 2.000 km de rede coletora e interceptores.
“Temos um grande desafio pela frente, mas com os investimentos previstos e a expertise acumulada da Foz do Brasil e da SAAB, estamos certos de que em breve os moradores da AP5 já poderão perceber os resultados positivos de nosso trabalho”, afirma Fernando Bessa, presidente da Foz Águas 5. Deodoro, Relengo, Magalhães Bastos, Vila Militar, Campo dos Afonsos, Padre Miguel, Bangu, Gericinó e Vila Kennedy serão os primeiros bairros beneficiados. “Começaremos pelo centro dos bairros e avançaremos para a periferia”, acrescenta.
No reflexo do Programa de Infraestrutura para as Olimpíadas de 2016, a concessão vai proporcionar melhorias para a qualidade de vida dos moradores, contribuindo para a diminuição de doenças transmitidas por vetores e outros organismos que se beneficiam da ausência do serviço de esgoto, além de colaborar na preservação do meio ambiente.
Além dos ganhos em qualidade de vida, o serviço proporcionará, em curto prazo, qualidade e rapidez no atendimento e na prestação do serviço de esgoto. Pesquisas demonstram que as melhorias no saneamento básico proporcionam uma cadeia de benefícios socioeconômicos que vão desde a valorização dos imóveis até a economia de recursos para o sistema público de saúde. “A concessão dos serviços permite que a Prefeitura destine os recursos que seriam aplicados em saneamento para outras áreas importantes, como educação, saúde e infraestrutura urbana”, afirma o secretário Municipal de Obras Alexandre Pinto da Silva.
A Fundação Rio-Águas, anteriormente responsável pelo esgotamento sanitário nesta região, passa a atuar como agência reguladora e fiscalizadora dos serviços prestados pela concessionária. O abastecimento de água permanece sob a gestão da NOVA CEDAE.
O atendimento da Foz Águas é realizado por meio do telefone 0800 282 1195 ou nas agencias da Nova CEDAE (Rua Augusta de Vasconcelos, 468 – Campo Grande; Rua Fernanda, 195 C – Santa Cruz; e Rua João Vicente, 2231 – Deodoro).
Foz Águas 5
A Foz Águas é uma concessionária formada pelas empresas Foz do Brasil (www.fozdobrasil.com.br) Saneamento Ambiental Águas do Brasil (SAAB) responsável pela operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto da Área de Planejamento Cinco (AP5), que compreende 21 bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Com investimentos de R$ 2,7 bilhões e mais de 2 milhões de habitantes atendidos, trata-se da maior concessão de saneamento básico do País.
Os bairros que compõem a AP5 são: Bangu, Barra de Guaratiba, Campo Grande, Campo dos Afonsos, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba e Vila Militar.
Com inicio em maio de 2012, o contrato tem duração de 30 anos, período em que a população da região deve chegar a 3 milhões de pessoas.
Foz do Brasil
A Foz do Brasil (www.fozdobrasil.com.br), empresa de soluções ambientais da Organização Odebrecht, está presente em oito Estados brasileiros, beneficiando mais de oito milhões de pessoas. É responsável pela operação dos serviços em algumas cidades que se tornaram referência em termos de saneamento, como Limeira, no interior de São Paulo, e tem experiência em concessões parciais de esgoto nas cidades paulistas de Mauá e Rio Claro e Blumenau, em Santa Catarina. A empresa também é parceira de diversas companhias estaduais de saneamento, como a Sabesp e a Copasa, em projetos públicos e privados, e possui participação no bloco privado da Saneatins – Companhia de Saneamento do Tocantins. A parceria com a Sabesp em São Paulo resultou na realização do projeto Aquapolo que propicia tratamento de esgoto para reuso da água que abastece pólo petroquímico do ABC paulista, sendo um dos 10 maiores projetos do mundo com essas características.
Além do projeto na Zona Oeste a Foz está presente no Rio de Janeiro desde 2009 com uma Parceria Público-Privada (PPP) para serviços de esgoto no município de Rio das Ostras.
Águas do Brasil
O Grupo Águas do Brasil (www.grupoaguasdobrasil.com.br) é formado pelas empresas Developer, Queiroz Galvão Participações-Concessões S.A., Trana Construções Ltda e Construtora Cowan S.A, e opera, no Rio de Janeiro, em Petrópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana; em Niterói, entre a Baía de Guanabara e a Região Oceânica; em Araruama, Saquarema e Silva Jardim, na Região dos Lagos; em Resende, no sul do Estado, e em Campos dos Goytacazes. Em São Paulo, o grupo atua em Araçoiaba da Serra, com gestão total; em Jaú e Araçatuba, com o tratamento do esgoto; e com produção de água tratada em Ourinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário